Rios Ijuí, Butuí, Piratinim E Icamaquã

Detalhes do projeto

ANÁLISE DE FRAGILIDADES AMBIENTAIS E DA VIABILIDADE DE LICENCIAMENTO DE APROVEITAMENTOS HIDRELÉTRICOS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS IJUÍ, BUTUÍ, PIRATINIM E ICAMAQUÃ.

A BIOLAW participou, juntamente com técnicos da Fepam e do Centro de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da elaboração do diagnóstico das fragilidades ambientais existentes nas áreas passiveis de aproveitamento hidrelétrico das bacias hidrográficas dos rios Ijuí, Butuí, Piratinim e Icamaquã, na região nordeste do Estado.

No contexto desse estudo foram gerados mapas temáticos da vulnerabilidade dos meios biótico, físico e antrópico, sendo a equipe da Biolaw responsável pela avaliação com maior especificidade da vegetação arbórea e da fauna, incluindo levantamentos de peixes, anfíbios e répteis, aves e mamíferos.

A partir da aplicação de metodologias inovadoras de gerenciamento de informações geográficas e geoprocessamento, foi possível definir áreas e trechos dos rios cujas margens possam apresentar maior importância para a conservação da diversidade de espécies e hábitats e dessa forma classificar os pontos de exploração hidroenergética de acordo com a sua favorabilidade.
O resultado desse trabalho foi recentemente publicado pela FEPAM.